PlayStation 4 chegará depois de seus rivais

A Sony Computer Entertainment informou que a quarta geração do PlayStation serÁ revelado depois de seus potenciais concorrentes: o Xbox de terceira geração e a próxima geração do console da Nintendo.

Caso a informação venha a se confirmar, tanto a Microsoft quanto a Nintendo deverão ser beneficiadas em termos de vendas, ao oferecerem tecnologias e novidades que o PS3 não serÁ capaz de prover. Como em um bom jogo de xadrez, a Sony terÁ, em contra partida, mais tempo para adicionar novos recursos ao PS4.

"Olhando de fora, a Microsoft foi a primeira companhia a lançar o primeiro console desta geração. Naturalmente, na minha opinião, a ela serÁ novamente a primeira a repetir o passo. JÁ a Nintendo, como o seu hardware não se mostrou suficientemente poderoso (o Wii nem sequer suporta resolução HD), a companhia também deverÁ partir antes de nós", afirmou Shuhei Yoshida, chefe da Sony Worldwide Studios, em entrevista ao web site Develop.

(Imagem conceitual, meramente ilustrativa)


A declaração foi recebida com certa surpresa e cautela por parte da mídia e dos especialistas, uma vez que tanto o Xbox 360 quanto o Wii vêm demonstrando serem competidores a altura para o PlayStation 3 e permitir uma vantagem como esta aos seus competidores, é algo de certo ponto, bem arriscado.

Contudo, o que pode estar por trÁs das palavras de Yoshida é o fato de que a Sony poderia estar enfrentando um grande desafio em termos de desenvolvimento da nova plataforma. Conforme reportado, a empresa estaria de olho no processador grÁfico da Intel, o Larrabee, mas este fora cancelado (pelo menos até onde se sabe) no final de 2009. A arquitetura do processador Cell ficou estacionada e dificilmente vai evoluir.

Considerando o fato de que a Sony deveria pelo menos tentar manter a compatibilidade entre os jogos do PS3 com o do PlayStation 4, a empresa terÁ, ela própria, de redesenhar o processador Cell o bastante para simplificar o desenvolvimento de software e pedir à NVIDIA para projetar um novo processador grÁfico. No entanto, hÁ a possibilidade de que a Sony utilize uma nova arquitetura de CPU e peça a um parceiro diferente para projetar um novo chip grÁfico.

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O quanto você valoriza a localização de um game?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.