Índice do Artigo

Internet

Criador de "Pepe The Frog" luta para defender a imagem de sua criação

Todo ano temos uma avalanche de memes surgindo na internet e não fazemos a mínima ideia de quem são seus criadores ou o motivo exato para terem se espalhado tanto. Se você não conhece Pepe, este sapo pacífico e com olhar levemente chapado, você é novo na internet ou precisa navegar mais por ela.

O desenho foi criado pelo norte americano Matt Furie em 2005 para o seu quadrinho Boys Club. O livro conta a história de quatro jovens morando juntos com um tom cômico e psicodélico. Logo abaixo você vê a capa do cartoon. 

Apesar de atingir uma escala de alcance mundial, Pepe The Frog não trouxe grandes retornos positivos ao seu criador. O meme foi considerado um símbolo de ódio pela Liga Anti-Difamação dos Estados Unidos em 2016 e adicionado ao banco de imagens de ódio chamado de Hate on Display.

A criação de imagens xenófobas (contra estrangeiros) e antissemitas (contra judeus) utilizando o sapo foram as grandes responsáveis por tal associação. Versões do sapo como Hitler, membro do Ku Klux Klan e outras caricaturas racistas surgiram ao longo dos anos e ajudaram a criar uma imagem negativa para o meme. “Mais uma vez, racistas e haters tomaram um meme e utilizaram para seus próprios propósitos (…)”, disse Jonathan A. Greenblatt, CEO da ADL em um relatório de imprensa. 


Matt Furie, criador de Pepe The Frog desejando paz

Agora Furie quer sua criação de volta, contratou advogados e está lutando para manter uma imagem positiva dele. Mês passado o cartunista moveu uma ação legal contra um homem no Texas que criou uma versão islamofóbica de Pepe em livro infantil. E esse é apenas um exemplo da utilização do sapo, Furie mandou diversas cartas de intimação legal pedindo a líderes de movimentos supremacistas que parassem imediatamente de utilizar indevidamente seu desenho. 


Imagem criado por Matt Furie – uma brincadeira com a música Without Me de Eminem 

Esta batalha legal está apenas começando para Matt Furie e não deve acabar tão cedo, já que novos significados podem surgir a todo instante para Pepe. Isso nos faz refletir como é possível se proteger legalmente na internet. A qualquer momento um vídeo, foto ou conteúdo de cada um de nós pode se espalhar e tomar proporções incontroláveis, expondo nossa imagem. Neste cenário, questões de regulamentação online se mostram cada vez mais importantes.

Fontes: CNN, Anti-Defamation League, Vice | Via: Arstechnica

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções