Criador de "Pepe The Frog" luta para defender a imagem de sua criação

Todo ano temos uma avalanche de memes surgindo na internet e não fazemos a mínima ideia de quem são seus criadores ou o motivo exato para terem se espalhado tanto. Se você não conhece Pepe, este sapo pacífico e com olhar levemente chapado, você é novo na internet ou precisa navegar mais por ela.

O desenho foi criado pelo norte americano Matt Furie em 2005 para o seu quadrinho Boys Club. O livro conta a história de quatro jovens morando juntos com um tom cômico e psicodélico. Logo abaixo você vê a capa do cartoon. 

Apesar de atingir uma escala de alcance mundial, Pepe The Frog não trouxe grandes retornos positivos ao seu criador. O meme foi considerado um símbolo de ódio pela Liga Anti-Difamação dos Estados Unidos em 2016 e adicionado ao banco de imagens de ódio chamado de Hate on Display.

A criação de imagens xenófobas (contra estrangeiros) e antissemitas (contra judeus) utilizando o sapo foram as grandes responsáveis por tal associação. Versões do sapo como Hitler, membro do Ku Klux Klan e outras caricaturas racistas surgiram ao longo dos anos e ajudaram a criar uma imagem negativa para o meme. "Mais uma vez, racistas e haters tomaram um meme e utilizaram para seus próprios propósitos (...)", disse Jonathan A. Greenblatt, CEO da ADL em um relatório de imprensa. 

- Continua após a publicidade -


Matt Furie, criador de Pepe The Frog desejando paz

Agora Furie quer sua criação de volta, contratou advogados e está lutando para manter uma imagem positiva dele. Mês passado o cartunista moveu uma ação legal contra um homem no Texas que criou uma versão islamofóbica de Pepe em livro infantil. E esse é apenas um exemplo da utilização do sapo, Furie mandou diversas cartas de intimação legal pedindo a líderes de movimentos supremacistas que parassem imediatamente de utilizar indevidamente seu desenho. 


Imagem criado por Matt Furie - uma brincadeira com a música Without Me de Eminem 

Esta batalha legal está apenas começando para Matt Furie e não deve acabar tão cedo, já que novos significados podem surgir a todo instante para Pepe. Isso nos faz refletir como é possível se proteger legalmente na internet. A qualquer momento um vídeo, foto ou conteúdo de cada um de nós pode se espalhar e tomar proporções incontroláveis, expondo nossa imagem. Neste cenário, questões de regulamentação online se mostram cada vez mais importantes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Arstechnica Fonte: CNN, Anti-Defamation League, Vice
Tags
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

    O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Adrenaline. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.