Apps de realidade aumentada permitem simular carros, móveis e até tatuagens

Com a chegada do iOS 11, uma série de aplicativos que vão além de Pokémon GO começou a ganhar espaço no campo da realidade aumentada, um dos focos dos novos iPhones. Criados com o ARKit da Apple, os apps IKEA Place e Edmunds, lançados recentemente, permitem colocar um carro dentro da garagem e comprar móveis para a casa utilizando AR.

Pokemón GO só possui 10% de todo
o conteúdo planejado para o app

De acordo com os desenvolvedores, o objetivo do Edmunds é bem único: saber se o carro que você quer comprar vai caber na sua garagem. Utilizando o iOS 11, o app mapeia o ambiente e, usando modelos pré-renderizados no app, consegue dizer como o veículo ficará no espaço disponível.

O app já pode ser baixado de graça na App Store e, apesar de um uso bastante singular, mostra como a realidade aumentada está evoluindo e auxiliando em tarefas básicas do dia a dia.

Tanto na loja da Apple quanto na Play Store do Android, já é possível encontrar diversos apps para simular a compra de móveis para casa. Também feito com o ARKit, o IKEA Place mapeia um recinto da casa e permite colocar móveis em realidade aumentada.

- Continua após a publicidade -

Assim como o Edmunds, o aplicativo permite dispensar a fita métrica e ter uma experiência mais próxima da realidade antes de fazer uma compra. A IKEA é uma das maiores vendedoras de móveis do mundo e já no lançamento, que rolou semana passada, o app possuía mais de 2 mil móveis renderizados. Os usuários também podem compartilhar sua sala de estar virtual e comprar os móveis no site da empresa, por meio de um link direto do próprio aplicativo.

No Android, também já temos exemplos de serviços interessantes utilizando realidade aumentada. Um deles é o Ink Hunter, também disponível no iOS, que permite simular uma tatuagem.

Segundo o vídeo de apresentação do app, basta demarcar o lugar onde você pretende fazer a tatuagem e o app te mostra como ficaria o desenho.

- Continua após a publicidade -

Outra forma de brincar com a realidade aumentada nos dois principais OS da atualidade é o popular Snapchat, que possui filtros em AR e também os Bitmojis, que recentemente ganharam versões em realidade aumentada.

Via: Engadget
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.