Impressoras HP estão bloqueando cartuchos de terceiros depois de update no firmware

Usuários de impressoras HP estão relatando que um recente update no firmware de seus equipamentos começou a bloquear cartuchos de tinta de outras empresas. Essa não é a primeira vez que algo assim acontece e, apesar de não haver uma declaração oficial da HP ainda, a revenda alemã 123inkt está reportando dezenas de reclamações de usuários em mais de 30 modelos de impressoras da marca, nas populares linhas OfficeJet e OfficeJet Pro. Usar um cartucho não original faz aparecer a mensagem de erro abaixo, que afirma que ele pode estar "danificado" e pede para substituí-lo.

Os updates de firmware desse tipo geralmente se dão automaticamente em impressoras conectadas à rede, o que vai acabar pegando muita gente de surpresa. Da última vez que isso aconteceu, a HP declarou que foi um "erro" depois de muita pressão popular, e depois disponibilizou uma nova atualização para corrigir o problema. O uso de cartuchos de tinta de empresas terceirizadas é muito popular devido ao preço deles, que costuma ser incrivelmente menor que o dos cartuchos originais.

Fica um pouco mais difícil de acreditar que a empresa tenha cometido o mesmo "erro" de novo, mas há um contorno para o problema. Não atualizar a impressora é um jeito, mas para quem já foi pego é possível baixar uma outra atualização no próprio site oficial da HP e desabilitar a Dynamic Security Feature, que é o recurso sendo usado para bloquear os cartuchos. O Guru3D organizou uma tabela com os modelos que atualmente sabemos estar sendo afetados:

Fonte: Guru3D
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.