Ford testa novo tipo de comunicação visual entre carros autônomos e trânsito

A Ford está testando uma nova tecnologia em seus futuros carros autônomos que vai estabelecer um sistema de comunicação do veículo com pedestres, ciclistas e motoristas. O programa está sendo testado em parceria com a Virginia Tech Transportation Institute, dos Estados Unidos.

Todos os carros da Mercedes-Benz terão versão elétrica até 2022

A proposta é que o carro possa indicar a intenção do motorista sem que a pessoa acene com as mãos para o pedestre passar, por exemplo. A partir disso, os pesquisadores decidiram usar sinais luminosos para comunicar quando um carro está operando no modo autônomo, se vai mudar de direção ou partir depois de uma parada. 

Volkswagen terá versões elétricas ou híbridas de todos seus 300 modelos até 2030

Como veículo de teste, a Ford equipou uma van Transit Connect com uma barra de luzes no para-brisa e seis câmeras de alta definição com visão 360 graus para registrar a reação das pessoas nas ruas. Veja o vídeo abaixo:

- Continua após a publicidade -

Para completar a simulação de carro autônomo, os pequisadores desenvolveram uma capa de banco que deixa o motorista “invisível”, criando a ilusão de que o carro anda sozinho.

A equipe, então, testou três padrões de luzes de sinalização do veículo:
- Cedendo a passagem: duas luzes brancas se movem de um lado para o outro para indicar que o veículo vai parar completamente;
- Direção autônoma ativa: uma luz branca indica que o veículo está rodando em modo autônomo; e
- Dando a partida: uma luz branca piscando rapidamente indica que o carro vai sair da imobilidade.

Dia de fúria: homem joga monitor pela janela de um prédio e acerta carro estacionado

- Continua após a publicidade -

John Shutko, especialista técnico em fator humano da Ford, explicou: “encontrar um modo de substituir o aceno de cabeça ou de mão é fundamental para garantir a operação segura e eficiente dos veículos autônomos nas ruas.”

Outra proposta consideradas foi uma tela com texto, mas isso exigiria que todas as pessoas falassem a mesma língua. O uso de símbolos também foi descartado, uma vez que cada pessoa pode interpretar um símbolo de um jeito e teria que se estabelecer um padrão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.