Índice do Artigo

Internet

Cientistas usam cristal para implementar internet quântica nas redes atuais

Cientistas da Australia National University (ANU) fizeram uma grande descoberta que pode finalmente resultar numa internet que se aproveite dos recursos da computação quântica.

Para criar essa internet quântica, eles utilizaram um cristal reforçado com érbio para melhorar de maneira significativa o tempo de armazenamento da memória quântica. O mais interessante é que essa tecnologia é compatível com a infraestrutura atual de telecomunicações.

Isso quer dizer que os cabos de fibra ótica já implementados pelas operadoras poderão ser usados para internet quântica, caso essa solução seja adotada.

“Os esforços para construir um computador quântico foram descritos, com frequência, como a 'corrida espacial do século XXI', mas os computadores atuais não foram cientes de seu potencial até termos a internet”, defende Matthew Sellars, chefe do estudo da ANU.

YouTube video

De acordo com ele, a ideia de utilizar este método para internet quântica surgiu 10 anos atrás, porém outros pesquisadores não acreditavam que uma ideia tão simples poderia de fato funcionar.

Eles utilizaram memórias que permitem armazenar e sincronizar informações quânticas, o que é necessário para transferir informações quânticas em longas distâncias.

Os íons de érbio conseguem armazenar esses dados por mais de 1 minuto, o que é 10 mil vezes mais tempo do que soluções anteriores. Isso é muito mais do que o suficiente para informações quânticas darem a volta na Terra.

Via: EBC, Tech Radar, Gizmodo, Exame

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções