Internet compartilhada: Uma em cada cinco casas no Brasil usam Wi-Fi do vizinho

Compartilhar a senha do Wi-Fi com o vizinho está se tornando um hábito cada vez mais comum no Brasil. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo G1 chamda  TIC Domicílios 2016, uma em cada cinco casas no Brasil usa internet do vizinho.

Dos 36,7 milhões de lares em que é possível acessar internet, 18% compartilham a conexão com o vizinho. Isso é possível graças a disseminação das redes Wi-Fi, presentes em 80% das casas conectadas pelo país.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, isso acontece por causa do preço da internet no Brasil. Graças ao Wi-Fi, o pessoal racha a conta da internet e divide a conexão.

A divisão de internet também é um fator que permite que mais pessoas tenham conexão no país. A pesquisa constatou que famílias com o índice de baixa renda possuem mais casos em que a internet é compartilhada.

- Continua após a publicidade -

Apesar dos altos índices de conexão compartilhada, o Wi-Fi não é tão disseminado em domicílios de baixa renda. A pesquisa indica que 51% das casas da classe D e E possuem Wi-Fi, enquanto em residências da classe A, o número é de 98%.

Conheça a tecnologia Wi-Fi Mesh

Segundo o coordenador do estudo, Winston Oyadomari, o grupo não perguntou se o vizinho sabia que estava compartilhando a internet, apenas se a prática era feita nas residências. “A gente não pergunta de que forma compartilha, se racha a conta ou se é Gatonet. Nada disso. A gente só pergunta se a internet daquele domicílio é usada no vizinho."

A pesquisa foi feita com 23 mil domicílios brasileiros em mais de 350 cidades do país, e as entrevistas foram realizadas entre novembro de 2016 e junho de 2017.

E você, compartilha internet com o vizinho?

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.