Juíza decide que Yahoo tem que pagar por causa de vazamentos de informações de clientes

A juíza estadunidense Lucy Koh decidiu que o Yahoo deve enfrentar uma ação legal e pagar pelo vazamento de informações de mais de um bilhão de usuários. A companhia foi atacada por hackers e teve dados expostos em três grandes vazamentos nos últimos quatro anos.

Os roubos de dados começaram em 2013, mas a companhia começou a divulgar os ataques apenas em 2016, ano em que revelou um vazamento de informações de 500 milhões de usuários e, depois, outro com mais de 1 bilhão de contas afetadas.

A lista de dados roubados é grande e inclui nomes, endereço de e-mail, números de telefone, datas de nascimento, senhas (encriptadas através de bcrypt) e até mesmo perguntas e respostas de segurança.

Nos dois casos citados acima, a empresa também não foi muito aberta sobre o que aconteceu. Em um deles, a companhia disse que os hackers que invadiram o sistema eram patrocinados pelo governo, enquanto no outro ataque disse apenas que as informações foram roubadas por "um terceiro não autorizado".

Em uma decisão de 93 páginas em que representa os mais de um bilhão de usuários lesados pela empresa, a juíza de San José, Califórnia, dispensou as defesas do Yahoo e disse que os vazamentos que aconteceram trazem perigo para os usuários, que podem ser vítima de roubo de identidade.

- Continua após a publicidade -

"Todos os demandantes alegaram o risco de roubo futuro de identidade, além da perda de valor de suas informações de identificação pessoal" -  Lucy Koh

"Todos os demandantes alegaram o risco de roubo futuro de identidade, além da perda de valor de suas informações de identificação pessoal" -  Lucy Koh

O Yahoo atualmente pertence para a operadora Verizon, que comprou a companhia por US$ 4,76 bilhões. O porta-voz da empresa de telecomunicações, Bob Varettoni, disse que a companhia não comenta processos pendentes.

Via: Reuters
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.