IFA 2017: Piano inteligente da Yamaha ensina música e funciona com aplicativo

A IFA 2017 é o evento de tecnologia que costuma trazer diversas tendências para o mundo da tecnologia, e a Yamaha apresentou uma delas na feira: o piano inteligente Clavinova.

O piano elétrico tem um tamanho reduzido em comparação aos magníficos instrumentos das antigas, possui conexão com dispositivos móveis e LEDs acima das teclas. Afinal, não existe maior indicador de tecnologia do que LEDs.

Mas, no caso do piano, as luzes possuem uma função que vai além da estética. Trabalhando junto com uma assistente inteligente, o piano consegue dar aulas de música. Os LEDs entram nessa hora: o usuário deve pressionar as teclas indicadas pelas luzes.

Os LEDs também são usados como indicadores de ajustes no tom do piano. Por meio de um iPad ou dispositivo iOS, o usuário pode fazer diversas alterações no som do instrumento musical, como é mostrado no vídeo acima.

- Continua após a publicidade -

O aplicativo que faz isso também traz outras funcionalidades, incluindo uma banda de background e uma ferramenta para adaptar músicas para serem tocadas no piano. O instrumento também toca música sozinho, quando requisitado. Por enquanto, o app do Clavinova só pode ser baixado no iOS, mas vai ganhar uma versão para Android em breve.

O piano não conta com uma inteligência artificial em sua composição, mas pode ser sincronizado com a Amazon Alexa, que é bastante popular lá fora. O Yamaha Clavinova está sendo vendido nos Estados Unidos por preços na casa dos US$ 6 mil. Mais informações estão disponíveis aqui.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.