Sailfish OS poderá ser baixado no Sony Xperia X, mas não de graça

A Jolla, empresa finlandesa responsável pelo Sailfish OS, anunciou que vai lançar o sistema operacional sucessor do nada popular MeeGo para o Sony Xperia X, e com um diferencial: ele não será gratuito.

Chamado de Sailfish X, o port do OS começará a ser vendido para o Sony Xperia X em 27 de setembro por 50 euros, cerca de R$ 157, somente na Europa. Segundo a Jolla, o sistema operacional estará pronto para ser baixado em 11 de outubro.

Quando for lançado, o sistema não terá suporte para algumas ferramentas, incluindo Bluetooth, rádio FM e sensores como reconhecimento de digitais. Os desenvolvedores disseram que vão tornar a adaptação de hardware aberta, para que a comunidade auxilie a trazer novas funcionalidades para o Sailfish X.

Além disso, nas primeiras versões do Sailfish, a instalação não será tão simples. Segundo os desenvolvedoras da Jolla, você precisará de um PC com Linux e conhecimento básico de códigos para instalar o sistema operacional no Xperia X.

- Continua após a publicidade -

Cansou de tantas especificidades? O Xperia X em questão também deve ser um modelo desbloqueado e com apenas um cartão SIM. Caso contrário, o sistema operacional não funcionará. Mais informações sobre o Sailfish OS estão disponíveis no site da Jolla. Abaixo, você confere as especificações do Xperia X:

Sony Xperia X | Especificações
- Tela: 5'' com resolução Full HD
- Processador: Snapdragon 650
- Memória: 3 GB de RAM
- Câmera traseira: 23 MP
- Câmera frontal: 13 MP
- Armazenamento: 32GB na versão single-SIM e 64GB na versão Dual-SIM, expansível via Micro SD
- Bateria: 2620 mAh
- OS: Android 6 Marshmallow
- Extras: leitor de digitais no botão Home

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Jolla
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.