Project Brainwave é o novo projeto para inteligência artificial da Microsoft

A Microsoft revelou nessa semana sua nova plataforma de hardware voltada para a aceleração da inteligência artificial, o "projeto onda cerebral", ou, como será mais conhecido seu nome em inglês: Project Brainwave. Usando um chip de processamento FPGA Intel Stratix 10, a nova plataforma é capaz de alcançar os 39,5 TFLOPs com latência de menos de 1 ms.

O objetivo da empresa com este monstruoso poder de processamento é lidar com tarefas complexas de IA e machine learning em tempo real, permitindo um uso mais ágil dos sistemas baseados na tecnologia. O Project Brainwave também promete ser mais flexível que os competidores atuais, uma vez que usa uma engine para o processamento rede neural dinâmica que pode trabalhar com diferentes frameworks de IA, não sendo "travada" num único sistema logo em sua fabricação. Ela é compatível com a Cognitive Toolkit da Microsoft, como seria de se esperar, mas pode ser usada também com a TensorFlow, da Google, por exemplo, além de outros sistemas.

O Project Brainwave vai ser disponibilizada pela nuvem Azure da empresa, podendo ser usado sob encomenda por companhias parceiras da Microsoft, oferecendo IA em tempo real pela internet.

Fonte: Engadget
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Devem existir lançamentos de chips com melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.