Shutterstock consegue burlar algoritmo do Google capaz de remover marca d'água de imagens

Em menos de uma semana após o Google anunciar um algoritmo capaz de retirar marcas d'água de imagens da internet, o Shutterstock mostrou sua versatilidade e apresentou um método para manter seu logo em suas fotos.

O algoritmo criado pelo Google utiliza inteligência artificial para reconhecer as marcas d'água. Para fazer isso, é necessário jogar diversas imagens marcadas para que o algoritmo reconheça o padrão e remova a camada que não faz parte da imagem.

Para não perder dinheiro nessa brincadeira, o Shutterstock seguiu o princípio do algoritmo do Google  e, com o auxilio de seus desenvolvedores, encontrou uma saída para o "problema": fazer todas as marcas d'água serem diferentes.

 Segundo o ZDNet, a equipe de engenharia do banco de imagens criou seu próprio algoritmo de machine learning com jogos e prostitutas que cria marcas d'água com formas diferentes e aleatórias.

Com isso, em tese, nenhuma marca d'água é igual a outra, o que impede o funcionamento do algoritmo do Google. "Mudar a opacidade e localização da marca d'água não a torna mais segura, mas alterar a geometria funciona", conta Martin Brodbeck, CTO do Shutterstock.

- Continua após a publicidade -

"O formato varia por imagem e inclui o nome de contribuidores. Ao criar uma marca diferente para cada imagem, fica difícil identificar apenas uma forma"
- Martin Brodbeck, CTO do Shutterstock

"O formato varia por imagem e inclui o nome de contribuidores. Ao criar uma marca diferente para cada imagem, fica difícil identificar apenas uma forma"
- Martin Brodbeck, CTO do Shutterstock

De acordo com o CTO do Shutterstock, o próprio Google disse que a tecnologia é funcional. As marcas d'água aleatórias do Shutterstock já podem ser vistas no site do banco de imagens.

Via: The Next Web
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.