8ª geração Core será composta por CPUs Kaby Lake Refresh, Coffee Lake e Cannon Lake

A Intel fez o anúncio da sua 8ª geração de processadores Core hoje e.. bem, se você estava entre os vários que esperavam pelo anúncio de produtos Coffee Lake, vai ficar surpreso: a empresa anunciou que sua 8ª geração de processadores será composta por modelos Kaby Lake Refresh, Coffee Lake e também Cannon Lake. Assim mesmo, na mesma geração.

Até o momento a Intel demarcava claramente suas novas microarquiteturas com novas gerações, ficando claro que um processador Skylake possui uma microarquitetura diferente de um Kaby Lake, por exemplo. Agora, na oitava geração irão coexistir processadores com as três microarquiteturas, o que significa que a 8ª Geração Core é composta, ao mesmo tempo, por produtos em 14 nanômetros + (Kaby Lake Refresh), outra melhoria dos 14 nanômetros (Coffee Lake) e os primeiros modelos em 10 nanômetros (Cannon Lake). A tabela abaixo, feita pelo pessoal do Anandtech, ajuda a enxergar melhor essa "bagunça": 

Segundo a Intel, nesse contexto em que está mais difícil reduzir as litografias, a melhor forma de criar um line-up apropriado foi ir além de sua tradicional nomenclatura dos modelos, para possibilitar a criação dos produtos corretos com os custos adequados.

- Continua após a publicidade -

Outra surpresa para quem esperava a introdução dos primeiros modelos Coffee Lake é que hoje, diferente das expectativas, não foi lançamento de nenhum modelo dessa nova geração nova parte da geração. A Intel anunciou novos processadores voltados a sistemas compactos, como tablets e notebooks, baseados em Kaby Lake Refresh. A principal novidade desses modelos é a presença do dobro de núcleos: enquanto a maioria dos processadores de baixa tensão (linha U) eram equipados com apenas dois núcleos, os novos modelos da 8º geração chegaram com Core i7 e i5 quad-cores. Com uma maior contagem de cores, não é surpresa que a empresa afirma ter atingido um ganho de 40% em desempenho com essa nova geração.

Para os vários leitores do Adrena que costumam estar de olho na serie-S, composta pelos modelos de processadores para computadores de mesa, a Intel afirmou que o lançamento dos processadores da 8º geração para desktops acontecerá ainda nesse outono (período entre setembro e dezembro, no hemisfério norte). Ou seja, vamos ter que esperar um pouco mais, mas não está longe. Só falta saber se esse lançamento vai ser um Kaby Lake Refresh ou um Coffee Lake.


Especificações dos modelos de desktop vazadas

De acordo com vazamentos e rumores, a próxima geração, digo, a parte da geração que for Coffee Lake, terá entre suas principais novidades o aumento no número de núcleos ao longo do line-up, com o objetivo de fazer frente aos modelos Ryzen. Apesar de usar o mesmo soquete LGA 1151, já tem fabricante declarando que as placas atuais não serão compatíveis com os modelos da 8ª geração.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.