
Surge a primeira análise com uma Vega 64 customizada, a Asus Strix
A primeira leva de análises com as placas Vega já está no ar, mostrando o que os projetos referência da própria AMD são capazes de fazer. Porém, como já sabe bem o pessoal que acompanha hardware faz mais tempo, o mais interessante é ver o que os projetos das empresas parceiras trarão, já que eles costumam se sair melhor graças a seus sistemas mais avantajados de alimentação e também de resfriamento.
O site holandês Hardware.Info colocou no ar uma análise preliminar da Asus Radeon Strix RX Vega 64 de 8GB e, como esperado, a Asus conseguiu trazer melhorias sobre o modelo referência da AMD, principalmente mantendo frequências maiores de forma mais estável que a placa referência. Na performance não houve saltos consideráveis, chegando a no máximo 7% de ganho, porém houve uma redução de 60 dB para 45 dB na produção de ruído (algo que eles erroneamente apresentaram como uma queda de 25%. Decibel é uma unidade de medida logarítmica, ou seja, 60dB é bem mais do que "2x mais barulhento" que 30dB, por exemplo)
Mas, talvez o mais interessante dos testes feitos pelo site, é que o Hardware.Info teve acesso a duas placas com aquelas diferenças físicas no substrato entre chips de memória HBM e GPU. Provando o argumento da AMD, os dois modelos Strix com as diferenças físicas na GPU apresentaram níveis de performance e aquecimento semelhantes.