Novas GPUs Nvidia Volta vão demorar para chegar: "As Pascal são imbatíveis"

A nova geração de placas de vídeo da Nvidia, que vai trazer arquitetura Volta, deverá demorar um bom tempo para chegar ainda, de acordo com o CEO da companhia, Jensen Huang. Segundo ele, o motivo é que, no momento, as GPUs atuais, da geração Pascal, ainda são imbatíveis em termos de desempenho em games.

"Sobre Volta para jogos, ainda não anunciamos nada", diz o CEO da Nvidia. "Tudo que eu posso dizer é que temos alguns novos brinquedos interessantes para os gamers, e nós temos uma nova tecnologia muito empolgante sendo desenvolvida. Mas, para a temporada das festas de fim de ano e para o futuro próximo, eu acho que a Pascal simplesmente é imbatível".

Como nota o site PC Gamer, Jensen não vai falar isso de maneira explícita publicamente, mas basta ler nas entrelinhas para entender que ele diz que as novas AMD Vega não são uma ameaça para as Nvidia Pascal.

"É só a melhor coisa que existe no mercado. E todo mundo que está ansioso para jogar Call of Duty ou Destiny 2, se eles já não possuem uma, devem correr e comprar [uma placa de vídeo] Pascal", se gaba Jensen.

Oficialmente, porém, a justificativa da Nvidia é que a tecnologia empregada na arquitetura Volta ainda possui alto custo. Hoje, a nova geração da Nvidia está disponível apenas na forma de placas de vídeo profissionais para servidores.

Segundo Huang, esse tipo de modelo é muito caro de se projetar, e sua produção custa perto de US$ 1 mil (R$ 3,1 mil, em conversão direta). Para obter lucro com a venda, seria necessário vendê-las por preços altíssimos.

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.