Conexão USB é mais vulnerável do que imaginamos, indica pesquisa

Uma pesquisa feita pela Universidade de Adelaide, na Austrália, indica que a popular conexão USB possui graves vulnerabilidades e pode ser usada para roubar informações de dispositivos facilmente.

Os pesquisadores testaram mais de 50 computadores e Hubs USB e descobriram que 90% deles tiveram informações vazadas para dispositivos externos.

Segundo a pesquisa, um dispositivo infectado pode ser capaz de roubar informações enviadas por teclados, leitores de digitais e outros aparelhos conectados via USB que enviam informações sensíveis ao PC.

Os pesquisadores utilizaram um USB modificado com uma lâmpada plugada para identificar a leitura e cópia dos dados vindos de teclados USB. Em seguida, as informações eram enviadas para outro computador via Bluetooth.

"Isso significa que os cliques no teclado que mostram senhas e outras informações podem ser facilmente roubados", comenta Yuval Yarom, chefe da pesquisa.

- Continua após a publicidade -

Outra pesquisa do grupo indica que 75% dos pendrives encontrados no chão são conectados em computadores. Segundo os pesquisadores, isso traz uma série de perigos, já que o dispositivo pode estar modificado para enviar informações via Bluetooth ou SMS.

"A principal mensagem disso é falar para as pessoas que elas não devem conectar qualquer USB, a menos que elas tenham total confiança", aconselha Yuval Yarom.

Fonte: Universidade de Adelaide
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.