China envia primeira mensagem via satélite em criptografia quântica

A China enviou a primeira mensagem criptografada de um satélite para a Terra, estabelecendo assim uma rede de comunicação global à prova de hackers. O código "inquebrável" é o primeiro a ser enviado do espaço para o nosso planeta utilizando tecnologia quântica. O satélite de apelido "Micius" foi lançado pela China em agosto para ajudar a estabilizar os "hacks" em comunicações. 

O satélite pesa mais de 600 quilos e foi enviado à órbita da terra a uma altitude de 500km. A distância entre Micius e as estações terrestres variam entre 645km a 1.200km. 

De acordo com a Xinhua, agência de notícias oficial do governo da República Popular da China, quando o satélite voa sobre seu país, há uma janela de experimento de cerca de 10 minutos. Durante esse tempo, 300 kbites de chaves de segurança podem ser gerados e enviados pelo satélite.

"Isso pode atender à demanda de fazer uma ligação telefônica absolutamente segura ou transmitir uma grande quantidade de dados", disse Pan Jianwei, cientista líder da QUESS e acadêmico da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS).

O processo de criptografia quântica utiliza partículas de luz para enviar as mensagens, o que acontece apenas entre o transmissor e receptor. Os cientistas e estudantes envolvidos querem fazer com que a criptografia quantum seja a primeira aplicação comercial de informação segura em escala global. 

O experimento que faz parte do projeto Experimentos Quânticos a Nível Espacial (QUESS, na sigla em inglês), foi publicado na revista acadêmica Nature nesta quinta-feira. Mais informações você confere neste link.

Via: Xinhuanet, Reuters
Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.