Intel revela novos SSDs para servidores em formato de "régua"

A Intel anunciou hoje um novo design de SSD para servidores que pode vir a se tornar um novo padrão para o formato do componente de armazenamento. O SSD mostrado tem uma forma de "régua", como é dito pela própria empresa, e vai chegar ao mercado em breve nas opções de tecnologia 3D NAND ou Intel Optane (3D XPoint).

A Intel afirma que esses novos SSDs em forma de régua vão permitir o armazenamento de até 1 PB (petabyte) em um servidor 1U, graças ao se novo formato que oferece a maior capacidade com os menores requerimentos de energia e resfriamento.

Enquanto os SSDs em forma de régua não chegam, a Intel aproveitou para anunciar também novas opções tradicionais para servidores, tanto com tecnologia Optane como 3D NAND, que usam dual port a fim de oferecer mais segurança para os dados. A tecnologia de dois ports, segundo a empresa, além de mais segura, traz também mais IOPS, mais banda e menor latência do que SSDs SAS. Os primeiros SSDs dual port da Intel são o D4500, o D4501 e o D4600, todos já disponíveis e com tecnologia 3D NAND. Os componentes Optane chegam no final do ano para "clientes selecionados".

Fonte: Guru3D
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.