FBI prende Marcus Hutchins, jovem que interrompeu ataque mundial do WannaCry

As autoridades dos Estados Unidos prenderam Marcus Hutchins, jovem conhecido como MalwareTech que interrompeu a propagação do malware WannaCry. Hutchins foi preso na alegação de que ele desenvolveu o vírus Kronos, que se propagou entre 2014 e 2015. Marcus foi detido pelo FBI enquanto participava da Def Con e Black Hat, conferências de hackers que aconteceu em Las Vegas.

Ransomware Petya pode ser maior que WannaCry e está afetando aeroportos e bancos na Europa [+Update]

De acordo com uma matéria da Motherboard, Marcus estava preso no Centro de Detenção Henderson, em Nevada, e foi transferido para outra instalação nesta quinta-feira. Atualmente, Hutchins estava trabalhando com o serviço de segurança britânico. 

Uma pessoa próxima a Marcus comentou à Motherboard depois que ele fora transferido: "estamos tentando entrar em contato com Marcus há 18 horas e ninguém sabe para onde ele foi levado".

Outros depoimentos de órgãos oficiais incluem: "Estamos cientes de que um cidadão do Reino Unido foi preso, mas é uma questão das autoridades nos EUA", disse um porta-voz da Agência Nacional do Crime do Reino Unido.

Analistas de segurança afirmam que WannaCry pode ter vínculos com Coreia do Norte

- Continua após a publicidade -

Outro porta-voz , dessa vez da National Cyber ​​Security Center do Reino Unido, disse à Motherboard em um e-mail: "Estamos cientes da situação. Este é um assunto de execução da lei e não seria apropriado comentar mais". O FBI ainda não fez comentários sobre a prisão. 

Via: Motherboard
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.