Khronos anuncia especificações de OpenGL 4.6 com suporte a shaders SPIR-V

A Khronos Group anunciou durante a SIGGRAPH 2017 as especificações do OpenGL 4.6, as quais já estão publicamente disponíveis para consulta neste link. A nova versão da API inclui funcionalidades de extensões ARB e EXT de parceiros AMD, Intel e Nvidia além do contar com suporte a shaders SPIR-V.

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SPIR-V é uma linguagem padrão para computação gráfica e paralela, que permite que criadores de conteúdo simplifiquem a programação e gerenciamento de sombras, ao mesmo tempo que lidam com linguagem flexível.

O OpenGL 4.6 adiciona suporte a shaders SPIR-V na especificação do core. Abaixo, as especificações OpenGL 4.6 segundo a Khronos:
- GL_ARB_gl_spirv and GL_ARB_spirv_extensions to standardize SPIR-V support for OpenGL
- GL_ARB_indirect_parameters and GL_ARB_shader_draw_parameters for reducing the CPU overhead associated with rendering batches of geometry
- GL_ARB_pipeline_statistics_query and GL_ARB_transform_feedback_overflow_query standardize OpenGL support for features available in Direct3D
- GL_ARB_texture_filter_anisotropic (based on GL_EXT_texture_filter_anisotropic) brings previously IP encumbered functionality into OpenGL to improve the visual quality of textured scenes
- GL_ARB_polygon_offset_clamp (based on GL_EXT_polygon_offset_clamp) suppresses a common visual artifact known as a "light leak" associated with rendering shadows
- GL_ARB_shader_atomic_counter_ops and GL_ARB_shader_group_vote add shader intrinsics supported by all desktop vendors to improve functionality and performance
- GL_KHR_no_error reduces driver overhead by allowing the application to indicate that it expects error-free operation so errors need not be generated

Além dos recursos acima, os itens abaixo serão lançados com a nova versão como extensões:
- GL_KHR_parallel_shader_compile allows applications to launch multiple shader compile threads to improve shader compile throughput
- WGL_ARB_create_context_no_error and GXL_ARB_create_context_no_error allow no error contexts to be created with WGL or GLX that support the GL_KHR_no_error extension

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Aplicações gráficas também serão beneficiadas com um conjunto de extensões recém-lançadas para o OpenGL e OpenGL ES que permitem a interação com Vulkan e Direct3D. Essas extensões são:
- GL_EXT_memory_object
- GL_EXT_memory_object_fd
- GL_EXT_memory_object_win32
- GL_EXT_semaphore
- GL_EXT_semaphore_fd
- GL_EXT_semaphore_win32
- GL_EXT_win32_keyed_mutex

 A NVIDIA confirmou a disponibilidade de drivers beta OpenGL 4.6 em seu site. Você pode fazer o download dos drivers e conferir as placas de vídeo que suportam a atualização neste link.

Via: Tech Power Up
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  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

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