Descrição sexista de voz do Bixby causa polêmica e Samsung resolve removê-las

O novo assistente de voz chamado Bixby da Samsung chegou causando um pouco de polêmica. Alguns usuários têm reclamado que as hashtags descrevendo as opções de voz feminina e masculina apresentam uma inclinação sexista. 

Samsung já teria decidido tamanhos de tela dos Galaxy S9 e S9+

Na opção de linguagem e estilo de fala, o menu descreve a voz feminina como "#chipper #clear #cheerful", o que seria mais ou menos em português tagarela (ou alegre), clara e animada. Já a voz masculina inclui a descrição "#assertive #confident #clear", assertivo (positivo), confiante e claro. 

Algumas pessoas não gostaram da classificação das vozes, e segundo o Gizmodo, a Samsung declarou que está "trabalhando para remover as descrições do serviço Bixby enquanto aprende com o feedback dos clientes". Devemos lembrar que o Bixby é o primeiro serviço com nome "sem gênero", já que temos as assistentes Alexa, Siri e Cortana, todas com nomes femininos. 

Por que meu Galaxy tem processador Exynos e não Snapdragon?

- Continua após a publicidade -

Pode parecer algo minúsculo uma incomodação com a descrição de vozes virtuais, mas uma discussão constante no mundo da tecnologia é como mulheres e homens são representados neste meio, principalmente em comerciais. Como exemplo, em 2013 o vídeo do Samsung 840 WVO Solid-State Drive foi muito criticado por apresentar uma moça que não sabia como trocar o drive.

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.