Projeto SnappyDroid quer transformar pelúcia em central interativa da casa

PUBLIEDITORIAL

O SnappyDroid nasceu de uma ideia inusitada: dar mais vida e funcionalidade a uma pelúcia do Snappy, mascote da HostGator distribuído aos colaboradores da empresa. A iniciativa partiu de Sinésio Bittencourt, funcionário da empresa sediada em Florianópolis desde 2007, ano em que chegou ao Brasil. O projeto vem sendo desenvolvido através da plataforma de prototipagem Arduino, e já tornou o jacarézinho azulado capaz de ligar e desligar o ar-condicionado de forma autônoma, dependendo da temperatura do ambiente.

Artigo: O que é um Arduíno? Tudo que você precisa saber

O projeto nasceu em novembro de 2015 e segue em evolução desde então. Agora a simpática pelúcia opera com uma placa NodeMCU v2, bastante compacta e com conectividade através de Wi-Fi, o que torna o SnappyDroid um dispositivo compatível com a filosofia do IoT (Internet das Coisas), onde é possível para dispositivos conectados trocar informações através da rede. Para operar o ar-condicionado, ele conta com sensores de temperatura e umidade que o tornam capaz de saber se o eletrodoméstico deve ser ligado ou não, ação que ele realiza utilizando o infravermelho, a mesma tecnologia presente em um controle remoto convencional.

Site oficial do SnappyDroid


O display LCD-Blue-I2C é uma das mais recentes adições ao mascote


Placa NodeMCU v2 com funcionalidades wireless embutidas

- Continua após a publicidade -

Entre as melhorias mais recentes no projeto estão a inclusão de uma bateria de 6800 mAh de 12V, capaz de entregar vários dias de autonomia ao SnappyDroid, e um display LCD para exibir informações. O próximo passo de desenvolvimento do projeto é a inclusão de um novo sensor, o microfone KY-038, que tornará possível ligar o mascote com o bater de palmas. Também está em estudo formas de dar movimento ao protótipo. O conceito é continuar agregando funções até transformar o SnappyDroid em uma central interativa da casa, nos modelos de sistemas com a Alexa da Amazon e o Google Home, por exemplo.


Componentes internos do SnappyDroid

Página do SnappyDroid no GitHub

O projeto SnappyDroid utiliza a linguagem de programação C++ e está disponível no GitHub para qualquer um que deseja participar de seu desenvolvimento, seja corrigindo bugs ou implementando novas funcionalidades. O objetivo é ser inclusivo e criar uma comunidade que esteja disposta a aprender, como explica a página oficial do SnappyDroid: "não é necessário que você seja um expert na tecnologia! Sempre que você manda alterações, elas serão analisadas. Portanto, se forem boas, serão aceitas, se não, vamos te dar dicas de como melhorar seu código", afirma Bittencourt.

Escolha de mais de 9 milhões de domínios em todo o mundo, a HostGator possui o melhor custo benefício em hospedagem de sites, servidores dedicados, criador de sites, WordPress e outros serviços para garantir a sua presença online. Acesse www.hostgator.com.br e fale com um dos consultores online!

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

  • Redator: Adrenaline

    Adrenaline

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.