Prefeitura de São Paulo apresenta primeiro ônibus elétrico fabricado no Brasil

A Prefeitura de São Paulo apresentou o primeiro ônibus elétrico construído inteiramente no Brasil, que chega com bateria de fosfato de ferro (LiFePO4) com autonomia de até 300 km. A recarga, segundo a SPTrans, pode ser feita em apenas 4 a 5 horas.

  

O veículo é do tipo Padron e tem 4 portas e capacidade para 84 passageiros. Motores elétricos implementados nas rodas e nos sistemas hidráulicos recuperam energia durante a frenagem, aumentando a eficiência.

Como é de se esperar de um meio de transporte do tipo, ele tem baixo nível de ruído e de emissões. Além disso, segundo a Prefeitura, o ônibus atende todas as exigências de acessibilidade . Isso incluir ter piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de roda.

Além disso, o veículo tem ar-condicionado, tomadas USB e Wi-Fi, entre outros itens. O chassis é projeto da empresa chinesa BYD, enquanto a carroceria é da Caio.

“Faz parte do plano de governo apresentado para sociedade no ano passado a transformação do nosso sistema de ônibus. Na licitação nós vamos contribuir para que ao longo do próximo contrato as empresas operadoras em São Paulo vão reduzindo paulatinamente as emissões que provocam doenças respiratórias, envelhecimento precoce e efeitos indesejáveis no clima global”, explica o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda.

Via: Prefeitura de São Paulo, Época Negócios
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.