Índice do Artigo

Internet

Facebook quer criar bairro próprio para seus empregados no Vale do Silício

O Facebook está planejando criar um bairro próprio para seus empregados, com o objetivo de permitir que eles morem perto do trabalho sem precisar pagar os altos preços por residências da região.

O polêmico plano envolve uma área de 22 hectares (10 mil m²) que hoje é o Menlo Science & Technology Park, e que foi comprada em 2015 pelo Facebook. Lá, eles buscam construir 1,5 mil casas, além de supermercado, farmácia e shopping center.

Eles ainda prometeram combater a gentrificação da região, oferecendo 15% das residências num valor mais acessível, abaixo dos preços da região. Segundo o site Business Insider, a empresa ainda planeja abrir o bairro para que quem não trabalhe na região possa morar lá.

A proposta veio cheia de críticas para o governo. “O fracasso [do governo] da região em investir em nossa infraestrutura de transporte junto do crescimento [populacional] levou a congestionamento e atraso”, critica John Tenanes, vice-presidente de instalações do Facebook.

Porém, um dos motivos para que o Facebook comece a agir agora são as críticas que as empresas da região têm recebido. Elas são apontadas como culpadas dessa crise habitacional da Califórnia, e ainda acusadas de não fazer nada para colaborar com isso.

Afinal, muitos funcionários de companhias do Vale do Silício chegam com altos salários e se buscam se mudar para perto do trabalho, gerando uma competição por moradia e o inevitável aumento do preço dos aluguéis na região.

No final das contas, a prefeitura de Menlo Park acabou ficando satisfeita com a proposta apontada pelo Facebook,. “As cidades da península possuem uma #CriseDeMoradia. Eu torço para que mais empresas de tecnologia apresentem propostas de #MoradiaAcessível como o @facebook fez”, apelou Kirsten Keith, prefeita da cidade.

A companhia-mãe da Google, Alphabet, está fazendo algo parecido. Eles estão pagando US$ 30 milhões (R$ 100 milhões) para providenciar 300 casas pré-fabricadas temporárias para seus empregados.

De acordo com o The Wall Street Journal, os preços de aluguéis em San Franscico cresceram quase 50% desde 2010, enquanto o valor das casas aumentou 98% desde que o mercado atingiu seu nível mais baixo em 2009

Via: Nexo Jornal, Slate, CNBC, The Wall Street Journal, Business Insider

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções