Facebook quer criar bairro próprio para seus empregados no Vale do Silício

O Facebook está planejando criar um bairro próprio para seus empregados, com o objetivo de permitir que eles morem perto do trabalho sem precisar pagar os altos preços por residências da região.

O polêmico plano envolve uma área de 22 hectares (10 mil m²) que hoje é o Menlo Science & Technology Park, e que foi comprada em 2015 pelo Facebook. Lá, eles buscam construir 1,5 mil casas, além de supermercado, farmácia e shopping center.

Eles ainda prometeram combater a gentrificação da região, oferecendo 15% das residências num valor mais acessível, abaixo dos preços da região. Segundo o site Business Insider, a empresa ainda planeja abrir o bairro para que quem não trabalhe na região possa morar lá.

A proposta veio cheia de críticas para o governo. "O fracasso [do governo] da região em investir em nossa infraestrutura de transporte junto do crescimento [populacional] levou a congestionamento e atraso", critica John Tenanes, vice-presidente de instalações do Facebook.

- Continua após a publicidade -

Porém, um dos motivos para que o Facebook comece a agir agora são as críticas que as empresas da região têm recebido. Elas são apontadas como culpadas dessa crise habitacional da Califórnia, e ainda acusadas de não fazer nada para colaborar com isso.

Afinal, muitos funcionários de companhias do Vale do Silício chegam com altos salários e se buscam se mudar para perto do trabalho, gerando uma competição por moradia e o inevitável aumento do preço dos aluguéis na região.

No final das contas, a prefeitura de Menlo Park acabou ficando satisfeita com a proposta apontada pelo Facebook,. "As cidades da península possuem uma #CriseDeMoradia. Eu torço para que mais empresas de tecnologia apresentem propostas de #MoradiaAcessível como o @facebook fez", apelou Kirsten Keith, prefeita da cidade.

A companhia-mãe da Google, Alphabet, está fazendo algo parecido. Eles estão pagando US$ 30 milhões (R$ 100 milhões) para providenciar 300 casas pré-fabricadas temporárias para seus empregados.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o The Wall Street Journal, os preços de aluguéis em San Franscico cresceram quase 50% desde 2010, enquanto o valor das casas aumentou 98% desde que o mercado atingiu seu nível mais baixo em 2009

Via: Nexo Jornal, Slate, CNBC, The Wall Street Journal, Business Insider
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.