Intel lança a plataforma Xeon Scalable, a "maior evolução em servidores da década"

A Intel realizou hoje o lançamento oficial de sua nova plataforma para servidores e supercomputadores, a Xeon Scalable. Os novos processadores prometem saltos em performance de workloads complexos e está de olho em tendências como cloud computing e inteligência artificial, além da quantidade massiva de dados que a alta conectividade do 5G e da "Internet das Coisas" deverão fornecer no futuro.


A família Xeon ganhou nomes mais claros e categorias melhor definidas que facilitam ao consumidor entender a divisão dos produtos dentro da linha de CPUs. Eles serão classificados em "bronze", "prata", "ouro" e "platina", sendo os últimos os mais potentes da geração. Eles contam com tecnologias como instruções AVX-512, QuickAssist e Volume Management Device (VMD), com capacidade para tirar vantagem de armazenamento em SSD com a tecnologia NVMe.

A plataforma possui modelos com até 28 núcleos por processador, que podem ser combinados em sistemas com 2 a 8 soquetes e até mesmo arranjos mais complexos no futuro. A nova geração de processadores Xeon Scalable entregam um ganho de performance médio de 1.65x comparado a gerações anteriores, chegando a entregar até 5x mais desempenho em OLTP, que é o processamento de transações online.

- Continua após a publicidade -

Fonte: Intel Newsroom
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.