Cientistas criam chip com CPU e RAM integrados usando nanotubos de carbono

Pesquisadores da Universidade de Stanford e do MIT (Instituto de tecnologia de Massachusetts) estão testando a combinação de CPU e RAM por meio de nanotubos de carbono. Os cientistas testaram um protótipo de processador feito de nanotubos de grafeno com uma camada de RRAM (RAM Resistiva).

Cientistas fazem os menores transistores do mundo usando nanotubos de carbono

Segundo o time de pesquisadores, esse protótipo é o "sistema nanoeletrônico mais complexo já feito com nanotecnologia emergente, criando assim uma arquitetura 3D". O carbono seria o componente chave para conseguir juntar CPU e RAM, uma vez que o silício da CPU não é um material bom suficiente para não prejudicar a RRAM sob altas temperaturas. 

O protótipo usa uma camada superior com um milhão de sensores de nanotubos de carbono que enviam informações processadas diretamente para o chip. A perspectiva dos pesquisadores é testar o chip em parceria com a Analog Devices usando novas versões da tecnologia. Outras empresas que apoiam a pesquisa são DARPA e NSF. 

Via: Engadget
Tags
CPU
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Devem existir lançamentos de chips com melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.