Golpe promete ajudar em games mobile mas instala malwares no smarpthone

Os smartphones e tablets já representam a maior fatia das receitas obtidas com jogos no mundo, de acordo com Global Games Market Report. Segundo o mesmo relatório, quase metade dos jogadores gastam dinheiro enquanto estão jogando, buscando obter vantagens dentro do jogo, uma fórmula que faz muito sucesso entre os títulos mais populares como Clash Royale, Pokemon GO e Candy Crush. Um novo tipo de golpe vem explorando os gamers que querem conseguir esses itens pagos, porém que não querem gastar para isso.

A PSafe,  startup brasileira que desenvolve e aplicativos gratuitos de segurança e performance digital, afirma ter bloqueado, em apenas um mês, mais de 150 mil golpes relacionados a aplicativos que prometem "ajudar" a obter itens adicionais em games. Para receber moedas virtuais ou outros itens, o usuário é instruído a instalar um aplicativo que irá automaticamente gerar vantagens no game (seja mais experiência, moeda virtual ou obtenção de itens).

“O alto nível de sofisticação desse tipo de golpe impressiona. Para que os usuários acreditem que se trata de uma oportunidade verídica, os hackers utilizam até mesmo tutoriais em canais no Youtube e redes sociais, com o passo a passo sobre como prosseguir para ter acesso às vantagens. Desta maneira, eles conseguem convencer e, consequentemente, infectar uma maior quantidade de pessoas”, explica Emílio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

O software utilizado para o bloqueio desses golpes foi o DFNDR, disponível para download gratuitamente através desse link. Além de "vender o próprio peixe" sugerindo o uso do app da empresa para manter seu smartphone mais seguro, a PSafe também instruí os usuários a não realizarem a instalação de aplicativos de fora da loja oficial do Android. Também é uma boa pedida ficar de olho nas permissões que seus apps estão requerendo para funcionar, para ver se não tem algum software "bisbilhotando" em mais do que precisa para desempenhar suas funções.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.