Nokia e Xiaomi assinam acordo e passam a compartilhar patentes

A Nokia e a Xiaomi anunciaram um acordo de cooperação comercial, onde as empresas vão compartilhar suas patentes mais essenciais de celulares através de um sistemas de licenciamento.

No negócio, a Nokia fica responsável para providenciar equipamento de infraestrutura de rede para a Xiaomi. Com isso, a fabricante chinesa poderá ter smartphones com maiores capacidades e com melhor desempenho de baixo consumo.

"A Xiaomi é uma das fabricantes de smartphone líderes do mundo e nós estamos satisfeitos em chegar a um acordo com eles", diz o CEO da Nokia, Rajeev Suri. "Além de receber uma companhia de tecnologia global tão proeminente para a nossa família de patentes licenciadas, nós estamos ansiosos para trabalhar juntos numa larga gama de projetos estratégicos".

Apesar de não terem fornecido muitos detalhes, as empresas já deixaram claro que estão abertas a operar em outras áreas. Por exemplo, elas podem cooperar em pesquisas de Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial.

Como aponta o site GSM Arena, porém, a Xiaomi não é uma companhia tão globalizada assim. Dos 30 países e regiões em que está presente, a maioria deles são do sudeste asiático. A colaboração pode ser importante para a expansão da companhia.

Via: GSM Arena Fonte: Nokia
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.