Tesla demite engenheira que processou empresa por assédio; Elon Musk comenta

A Tesla foi acusada por uma de suas ex-funcionárias por ter um ambiente de trabalho "predatório" de assédio às mulheres. Uma entrevista publicada no jornal internacional The Guardian apontou ainda que algumas engenheiras contratadas pela fabricante de carros sentem-se inseguras enquanto trabalham na unidade de Fremont, na Califórnia.  

A fábrica da Tesla em Fremont é uma das unidades automotivas mais avançadas do mundo, mas que foi acusada publicamente pela engenheira AJ Vandermeyden porque alguns empregados homens estavam assediando funcionárias.

De acordo com Vandermeyden, ela e outras mulheres eram alvo constante de comentários sexistas feitos por seus superiores, além de terem promoções negadas e receberem salário menor em comparação com pessoas do sexo masculino. 

A engenheira entrou com uma ação contra a empresa e tornou o caso público em fevereiro desse ano. A chefe de Recursos Humanos da Tesla, Gabrielle Toledano, comunicou que depois de investigações sobre o caso, foi concluído que as alegações da ex-funcionária eram falsas. A empresa demitiu AJ Vandermeyden e declarou que o desligamento da funcionária não foi um caso de "retaliação". 

Uber ignorou repetidas denúncias de assédio sexual, relata ex-engenheira da companhia

Em meio aos acontecimentos, o CEO da Tesla, Elon Musk, comentou um caso por meio de um e-mail enviado aos funcionários da empresa:
"Se você faz parte de um grupo com pouca representatividade, isso não quer dizer que você tem liberdade para ser um babaca. Temos alguns casos na Tesla onde alguém que pertence a um grupo com menor representatividade [...] decidiu processar a Tesla em milhões de dólares porque sentiu que não foi promovido o suficiente. Isso não é legal."

- Continua após a publicidade -

Uber demitiu mais de 20 funcionários após investigações por assédio

Via: The Verge
Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.