AMD deve lançar a placa de vídeo RX 560D, uma RX 460 com um novo nome [Rumor]

De acordo com informações divulgadas pelo Videocardz, a AMD está preparando o lançamento da placa de vídeo Radeon RX 560D, que viria ao mercado para terminar os estoques da GPU utilizada na RX 460 e trazer um produto com um desempenho energético melhor que a RX 560.

Segundo as informações, o consumo de energia da RX 560D será 50% menor do que o da RX 560, o que tornaria o produto interessante para quem trabalha com cripto-mineração. Segundo os rumores, a placa de vídeo vai contar com especificações semelhantes a RX 460, trazendo 896 processadores stream. A RX 460, por sinal, está entre um dos modelos mais populares para mineração.

A RX 560 foi lançada em maio deste ano para suceder a RX 460. A placa de vídeo veio com chip Polaris 11 de 14nm FinFET e conta com um total de 1024 processadores stream. Em relação a frequência, a RX 560 conta com clock de 1175 MHz, alcançando 1275 MHz no boost.  As memórias operam em 7 GHz, com largura de banda de 112 GB/s. O Polaris 11 também era utilizado nas RX 460, porém apenas parcialmente habilitado e com um total de 896 processadores stream.

Assim como a RX 560, a RX 560D utiliza o mesmo chip da RX 460 em uma variação diferente. As GPUs são baseadas no chip Polaris Baffin, que só teve todos os shaders desbloqueados para uso na RX 560. Segundo o Segment Next, as placas de vídeo com 896 processadores stream podem ter mais núcleos desbloqueados através de atualizações de software, mas o processo não é recomendado pela AMD e pode bloquear a GPU para futuros updates de drivers oficiais ou até mesmo inutilizar a placa, em casos mais extremos.

As fontes não mencionaram frequência, preço e data de lançamento da RX 560D. De acordo com o site MyDrivers, a nova placa de vídeo será lançada apenas na China, então talvez não vejamos ela por aqui.

Via: Videocardz, Segment Next
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.