10 anos do iPhone: veja review do smartphone que inovou com tela touch e conexão à internet

O iPhone está de aniversário hoje, completando 10 anos desde sua data de lançamento. O dispositivo estreou no dia 29 de junho de 2007 e conquistou jornalistas do The Wall Street Journal por ser "o mais belo e radical smartphone" já testado, segundo a análise do jornal.

Quando lançado, o primeiro iPhone revolucionou os celulares ao contar com tela sensível ao toque e conectividade com a internet: foi a porta de entrada para os smartphones. O colunista de tecnologia Walt Mossberg (WSJ) concluiu que "apesar de algumas falhas e omissões de recursos, o iPhone é, em geral, um belo avanço para computadores de bolso". O primeiro iPhone permitia acesso às músicas do iTunes da Apple, mas não contava com a função de copiar e colar!

No vídeo abaixo você confere a review feita por Mossberg para o WSJ:

— "Quando lançado pela Apple, muita gente achava que a falta do teclado físico era uma falha."

- Continua após a publicidade -

— "Três dias depois de testá-lo eu queria jogar ele pela janela, o teclado era difícil de usar. Mas cinco dias depois eu me toquei que podia digitar mais rápido do que eu digitava no meu teclado físico."

— "A grande desvantagem é que o iPhone só pode se conectar com uma operadora nos Estados Unidos, a AT&T."

— "O iPhone é o primeiro smartphone que testamos com um navegador da web real e informático, o Safari da Apple. Ele exibe páginas de web inteiras, e permite que você dê zoom rapidamente usando os dedos."

— "O iPhone não possui uma bateria removível assim como o iPod...mas a bateria é excelente."


- Continua após a publicidade -

Histórico
O iPhone, conhecido com o iPhone 2G, foi anunciado pela Apple no dia 9 de janeiro de 2007 na Macworld Conference & Expo. O smartphone foi um projeto pensado por Steve Jobs que contou com a "parceria secreta" entre a Apple e a empresa de telecomunicações AT&T. Na apresentação do iPhone, Steve disse: "hoje, a Apple vai reinventar o telefone".

No dia do lançamento do primeiro iPhone nos Estados Unidos, policiais foram contratados para proteger as centenas de pessoas que se acumulavam em filas do lado de fora das lojas de eletrônicos. Essa proteção aconteceu para evitar que consumidores fossem assaltados enquanto esperavam nas ruas, uma medida prévia baseada no caso do PlayStation 3, que resultou em assaltos e confusão nas filas para compra no dia de sua estreia em 2006.  


Comparação entre o primeiro iPhone e iPhone 6

Especificações do primeiro iPhone:
Tamanho da tela: 8.9 cm (3.5 in)
Resolução da tela: 320x480 pixels em 160 dpi
Método de entrada: Tela Multi-touch sensível ao toque (O botão "home" é o único botão frontal físico.)
Sistema Operacional: iOS 3.1.3 (versão final)
Armazenamento: 8 GB e 16GB, memória flash interna
Quad band GSM (GSM 850, GSM 900, GSM 1800, GSM 1900)
Wi-Fi (802.11b/802.11g), EDGE e Bluetooth 2.0 com EDR
Câmera de 2.0 megapixel
Bateria interna não-removível e recarregável, Com autonomia aproximada de 8 horas de conversação, 6 horas de uso de internet, 7 horas de reprodução de vídeo e mais de 24 horas de reprodução de música, além de aproximadamente 250 horas em standby
Tamanho: 115×61×11.6 mm (4.5×2.4×0.46 in)
Peso: 135 g (4.8 oz)

Neste link você pode ler uma análise completa (em inglês) do primeiro iPhone. 

Via: Recode
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.