Especificação NVMe chega à versão 1.3 com novas funcionalidades

A especificação da interface NVMe foi atualizada para a versão 1.3, seu primeiro grande update em 3 anos. Criada para SSDs utilizando barramento PCIe, ela ganhou novas funcionalidades para os mercados empresarial, de nuvem e de consumidores domésticos.

Artigo: O que é NVMe?

De acordo com a NVM-Express Organization, responsável pela interface, nenhum dos novos recursos vai comprometer o alto desempenho ou a baixa latência do NVMe.

Uma das novidades está na opção "sanitise", que traz uma maneira simples, rápida e nativa para remover totalmente os dados da unidades de armazenamento.

Na funcionalidade de "virtualization", a nova especificação permite maior flexibilidade em casos de uso de armazenamento compartilhado.

Para completar a tríade de principais novidades, tem a novidade do "stream". Ele oferece maior durabilidade para SSDs baseados em memória NAND Flash. A imagem abaixo explica isso melhor:

- Continua após a publicidade -

Ainda tem novas ferramentas avançadas de debug para os SSDs, assim como um controle mais refinado do thermal throttling.

Com todas essas novidades, a promessa é de que os "dispositivos NVMe estarão prontos para se aproveitar da próxima geração de velocidades de barramento, incluindo PCIe 4.0", segundo a NVM-Express Organization.

 

Via: Hexus
Tags
ssd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.