Índice do Artigo

Segurança

Ransomware Petya pode ser maior que WannaCry e está afetando aeroportos e bancos na Europa [+Update]

[+Update]:
O software malicioso também causou problemas sérios aqui no Brasil. O site Olhar Digital apontou que o Hospital do Câncer de Barretos, no interior de São Paulo, teve alguns computadores afetados pelo problema. Por causa disso, parte de seus sistemas foram desligados.

A assessoria do hospital confirmou que se trata de um ataque hacker. Porém, imagens fornecidas por leitores do site levam a crer que se trata de fato de uma instância do Petya.

[Notícia original]:
O ataque de um ransomware chamado de Petya está afetando aeroportos, bancos e outras instituições em países da Europa. Ainda não foi constatado quem é o responsável pelo ataque, mas a base do Grupo IB (companhia de cybersegurança), localizada em Moscou, disse que o vírus está afetando simultaneamente alvos na Rússia e na Ucrânia. 

Ransomware: conheça o vírus que sequestra computadores e pede resgate – e está atingindo o Brasil em cheio

Não há dados sobre quantos sistemas já foram afetados pelo ciberataque, mas especula-se que esse ransomware possa ter uma extensão maior do que o WannaCry

Apesar dos ataques ocorrerem com mais frequência na Rússia e Ucrânia, companhias em países como Dinamarca e Espanha também estão sendo alvos. O diretor do aeroporto Boryspyl na Ucrânia, Yevhen Dykhne, declarou que os sistemas estão passando por uma situação irregular e que o cancelamento de voos é uma situação possível. 

Microsoft é acusada de ter o patch que protege o Windows XP do WannaCry desde fevereiro


O resgate pede o valor de $300 Bitcoin e vem acompanhado pelo pedido de que as empresas enviem fundos para uma conta online individual. Você pode acompanhar as transações dessa conta neste link

Mikko Hypponen, funcionário da empresa contra ameaças digitais F-Secure, publicou uma lista no Twitter sobre os formatos de arquivos afetados pelo Petya. São formatos comuns como *.pdf, *.pptx, *.ppt, *.ova e *.php. 

Via: The Next Web

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções