Ransomware Petya pode ser maior que WannaCry e está afetando aeroportos e bancos na Europa [+Update]

[+Update]:
O software malicioso também causou problemas sérios aqui no Brasil. O site Olhar Digital apontou que o Hospital do Câncer de Barretos, no interior de São Paulo, teve alguns computadores afetados pelo problema. Por causa disso, parte de seus sistemas foram desligados.

A assessoria do hospital confirmou que se trata de um ataque hacker. Porém, imagens fornecidas por leitores do site levam a crer que se trata de fato de uma instância do Petya.

[Notícia original]:
O ataque de um ransomware chamado de Petya está afetando aeroportos, bancos e outras instituições em países da Europa. Ainda não foi constatado quem é o responsável pelo ataque, mas a base do Grupo IB (companhia de cybersegurança), localizada em Moscou, disse que o vírus está afetando simultaneamente alvos na Rússia e na Ucrânia. 

Ransomware: conheça o vírus que sequestra computadores e pede resgate - e está atingindo o Brasil em cheio

Não há dados sobre quantos sistemas já foram afetados pelo ciberataque, mas especula-se que esse ransomware possa ter uma extensão maior do que o WannaCry

- Continua após a publicidade -

Apesar dos ataques ocorrerem com mais frequência na Rússia e Ucrânia, companhias em países como Dinamarca e Espanha também estão sendo alvos. O diretor do aeroporto Boryspyl na Ucrânia, Yevhen Dykhne, declarou que os sistemas estão passando por uma situação irregular e que o cancelamento de voos é uma situação possível. 

Microsoft é acusada de ter o patch que protege o Windows XP do WannaCry desde fevereiro


O resgate pede o valor de $300 Bitcoin e vem acompanhado pelo pedido de que as empresas enviem fundos para uma conta online individual. Você pode acompanhar as transações dessa conta neste link

- Continua após a publicidade -

Mikko Hypponen, funcionário da empresa contra ameaças digitais F-Secure, publicou uma lista no Twitter sobre os formatos de arquivos afetados pelo Petya. São formatos comuns como *.pdf, *.pptx, *.ppt, *.ova e *.php. 

Via: The Next Web
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.