Robô jornalista publica notícia sobre terremoto de 1925 por engano

O bot jornalístico Quakebot protagonizou uma inusitada situação ao publicar a notícia de um terremoto na cidade de Santa Barbara, na Califórnia. O post e o tweet sobre o acontecimento logo foram apagados pelo tradicional jornal LA Times, que ainda pediu desculpas. O motivo para tal constrangimento? O evento aconteceu 92 anos atrás, em 1925.

O que rolou foi que os sismologistas da região estavam atualizando os dados de abalos sísmicos antigos, que às vezes têm erros de 10 km de diferença.

Ao fazer isso, um membro da equipe do Instituto de Tecnologia da Califórnia acabou enviando por engano o alerta de uma destas mudanças. O algoritmo do jornal captou isso e interpretou como se fosse um evento atual, criando a notícia e o tweet, tal qual foi programado para fazer.

O Quakebot opera desde 2014, e já foi utilizado para noticiar algumas centenas de terremotos. Até agora, esse é o primeiro grande erro cometido por ele.

- Continua após a publicidade -

Quando aconteceu em 1925, o terremoto teve magnitude 6,8 na Escala Richter e causou uma boa dose de estragos. Foram 13 pessoas mortas e US$ 8 milhões em danos. Isso numa época em que bem menos pessoas habitavam a cidade. Se ocorre hoje, esse mesmo abalo teria consequências exponencialmente maiores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.