PCIe 5.0 deve chegar em 2019 com duas vezes mais largura de banda que a versão 4.0

O site Eteknix trouxe mais informações sobre o lançamento da conexão PCIe 5.0, que deve chegar ao mercado em 2019. De acordo com as informações, o padrão que chega daqui dois anos contará com o dobro de largura de banda em comparação ao PCIe 4.0, que chega neste ano.

Segundo o grupo PCI-SIG, responsável por desenvolver a tecnologia, o PCIe 5.0 vai oferecer taxa de dados de 32GT/s. Quando comparado ao PCIe 3.0, a largura de banda do PCIe 5.0 é quatro vezes maior.

De acordo com informações divulgadas anteriormente, o PCIe 5.0 será utilizado em produtos high-end, com até 128GB/s de largura de banda em soluções com 400Gb Ethernet e dual 200Gb/s InfiniBand, por exemplo

Em relação ao PCIe 4.0, o lançamento da tecnologia deve acontecer em breve, deixando a tecnologia com dois anos de mercado até o lançamento de sua sucessora. A PCI-SIG disse que o novo padrão já está pronto e trará 16GT/s de taxa de dados, o dobro de banda oferecido pelo PCIe 3.0, padrão atual da tecnologia.

- Continua após a publicidade -

De acordo com rumores, as placas de vídeo AMD RX Vega serão as primeiras GPUs a serem compatíveis com a conexão PCIe 4.0. Logo, se não houverem mais adiamentos, talvez vejamos a tecnologia estrear junto com a arquitetura Vega para consumo, no final de julho.

Via: Eteknix
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.