Canadá proíbe taxas de desbloqueio de celulares e obriga venda de aparelhos desbloqueados

O órgão regulador de telecomunicações canadense CRTC decidiu que operadoras não têm o direito de cobrar uma taxa de desbloqueio dos smartphones de seus clientes e devem, além disso, vender aparelhos já desbloqueados em suas lojas. Situação similar ao que já vivemos aqui no Brasil.

Operadoras do Canadá estavam cobrando até US$ 50 (R$ 165) para desbloquear os aparelhos, mesmo nos casos em que o contrato com o cliente já havia sido encerrado e o smartphone completamente pago, sendo, efetivamente, propriedade do usuário. As operadoras chegaram a se defender, dizendo que deve ser ônus do cliente pagar pelo desbloqueio (mesmo que o bloqueio tenha sido realizado pela operadora) e que esse custo vai ser repassado no preço dos aparelhos. De qualquer forma, a CRTC decidiu em favor dos clientes.

A decisão, no entanto, entra em vigor no dia 1º  de dezembro, momento em que as taxas não poderão mais ser cobradas e as operadoras vão precisar vender aparelhos desbloqueados.

Fonte: Neowin
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.