Formato GIF completa 30 anos e ganha suporte para comentários no Facebook

O formato de imagem Graphics Interchange Format, o popular GIF, está completando 30 anos de existência em 2017. E para celebrar a longevidade e popularidade deste tipo de arquivo, o Facebook começou a dar suporte nativo para GIFs nos comentários de sua rede social.

Agora, junto com o botão de anexar imagens e figurinhas, o Facebook exibe uma janela para GIFs, permitindo que o usuário visualize os mais utilizados na rede social e também pesquise por outras reações. O mecanismo é o mesmo utilizado no Messenger, o app de mensagens da rede social. A novidade já está disponível no Brasil e possui suporte total ao nosso idioma.

Criado em 15 de junho de 1987 pela empresa de serviços online CompuServe, uma das pioneiras no ramo, os arquivos GIF vieram como substitutos para o formato RLE, que não suportava cores. Além de não ser apenas preto e branco, o GIF também permitia comprimir imagens sem grandes perdas de dados, graças a utilização de compressão LZW.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, o formato mais utilizado da tecnologia na internet são os GIFs animados, que comprimem séries de imagens GIFs em um arquivo. Basta entrar em qualquer rede social para ver memes sendo compartilhados desta forma, inclusive alguns baseados nas peripécias dos nossos vídeos.

Parabéns ao formato GIF, e obrigado por tornar a internet um lugar melhor! :D

Via: VOX
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.