Smartphones Nokia virão com NFC

A Nokia anunciou que, a partir de 2011, todos os smartphones da compania virão com a tecnologia Near Field Comunication (NFC) inclusa. Esta tecnologia possibilita a troca de dados entre dispositivos a curta distância sem fio, da forma como funcionam cartões de ônibus.


A tecnologia jÁ esta presente em alguns aparelhos celulares, porém em um número limitado de modelos. A inserção em todos os aparelhos da Nokia representam um incentivo importante para a massificação da tecnologia.

O NFC possibilita que o usuÁrio insira dados e os transmita de forma automatizada. Assim o aparelho celular poderia ser utilizado para carregar informações como dados pessoais, servindo como um identificador, realizar transações financeiras de débito/crédito, e estão sendo desenvolvidos tecnologias para que o NFC realize destravamento de portas, carregue dinheiro virtual e tickets virtuais, para voos ou shows.

- Continua após a publicidade -

Através desta conexão é possível receber dados, aproximando o celular de uma aparato transmissor. Ao visualizar um quadro o usuÁrio poderia, por exemplo, receber no seu celular informações adicionais sobre a pintura, simplesmente aproximando o aparelho da obra.

A tecnologia NFC é considerada mais confiÁvel que o Bluetooth, devido ao alcance mais curto, porém possui problemas de segurança, sendo possível com uma antena realizar ataques a um aparelho. Este é um dos principais empecilhos que os desenvolvedores buscam contornar para popularizar a tecnologia como forma de transações financeiras.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.