Índice do Artigo

Notícias

Smartphones Nokia virão com NFC

A Nokia anunciou que, a partir de 2011, todos os smartphones da compania virão com a tecnologia Near Field Comunication (NFC) inclusa. Esta tecnologia possibilita a troca de dados entre dispositivos a curta distância sem fio, da forma como funcionam cartões de ônibus.

A tecnologia jÁ esta presente em alguns aparelhos celulares, porém em um número limitado de modelos. A inserção em todos os aparelhos da Nokia representam um incentivo importante para a massificação da tecnologia.

O NFC possibilita que o usuÁrio insira dados e os transmita de forma automatizada. Assim o aparelho celular poderia ser utilizado para carregar informações como dados pessoais, servindo como um identificador, realizar transações financeiras de débito/crédito, e estão sendo desenvolvidos tecnologias para que o NFC realize destravamento de portas, carregue dinheiro virtual e tickets virtuais, para voos ou shows.

Através desta conexão é possível receber dados, aproximando o celular de uma aparato transmissor. Ao visualizar um quadro o usuÁrio poderia, por exemplo, receber no seu celular informações adicionais sobre a pintura, simplesmente aproximando o aparelho da obra.

A tecnologia NFC é considerada mais confiÁvel que o Bluetooth, devido ao alcance mais curto, porém possui problemas de segurança, sendo possível com uma antena realizar ataques a um aparelho. Este é um dos principais empecilhos que os desenvolvedores buscam contornar para popularizar a tecnologia como forma de transações financeiras.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções