Operação Game Over combate esquema de sonegação de impostos em venda de videogames

A Secretaria da Fazenda de São Paulo deflagrou hoje a Operação Game Over, investigação que já acontece há mais de um ano e que tem como alvo cerca de 40 empresas que sonegaram R$ 250 milhões em impostos na venda de videogames. Um dos grupos envolvidos é o responsável por e-commerces como Submarino, Americanas.com e Shoptime.

Segundo o órgão, as companhias envolvidas movimentaram R$ 800 milhões no esquema de fraude, onde utilizavam empresas falsas e sócios laranja para emitir notas fiscais e não pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).


B2W Digital, responsável pelo Submarino e Americanas.com, é um dos grupos investigados

Como explica o Tecnoblog, na legislação atual, apenas uma empresa é responsável pelo pagamento do ICMS em toda a cadeia de venda. " Por exemplo, se um importador de games já pagou todo o ICMS devido, uma loja não precisa mais se preocupar com o cálculo do tributo ao vender o jogo para o consumidor."

Com isso em mente, o grupo utilizava empresas de fachada e sócios laranja para simular o pagamento do ICMS com notas fiscais falsas e passar o produto para frente, que era vendido em lojas físicas e online.

Um dos conglomerados envolvidos na investigação é a B2W, que controla grandes cadeias de e-commerce como Submarino, Americanas.com e Shoptime. Em uma nota enviada ao G1, o grupo disse que "está colaborando com as investigações."

- Continua após a publicidade -

A operação da Secretaria da Fazenda possui o apoio do Ministério Público de São Paulo e conta com cerca de 100 agentes de seis delegacias tributárias, além de 70 policiais civis.

Os investigadores estão cumprindo 14 mandados de busca e apreensão, para reunir provas e acabar com o esquema, além de 12 ordens de fiscalização em São Paulo, Osasco, Barueri, São Caetano e Guarulhos.

Via: Tecnoblog Fonte: Secretaria da Fazenda de SP
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.