PCIe 5.0 vai oferecer taxa de dados de 32GT/s; tecnologia chega em 2019

Durante a PCI-SIG Developers Conference 2017 o PCI-SIG, grupo que desenvolve a tecnologia PCIe, comentou sobre uma especificação muito importante da próxima geração da conexão: o PCIe 5.0 vai oferecer taxa de dados de 32GT/s. A versão 5.0 está sob Revisão 0.3 e já foi disponibilizada para companhias parceiras da SIG. Essa tecnologia é esperada para chegar oficialmente em 2019.

Grupo finaliza NVMe 1.3 e novos recursos devem chegar em breve

Para comparação, o PCIe 4.0 conta com 16GT/s de taxa de dados, o que já era o dobro de banda oferecido pelo atual PCIe 3.0. (8GT/s). A SIG espera que a nova geração da tecnologia supra as necessidades da indústria, além de trazer otimizações para a interface NVMe de SSDs oferecendo mais banda e baixa latência.


O PCIe 5.0 será indicado para aplicações high-end, atuando duplamente em até 128GB/s de largura de banda em soluções com 400Gb Ethernet e dual 200Gb/s InfiniBand, por exemplo. Como já anunciado, o PCIe 4.0 (que está na Revisão 0.9) chega em 2017, enquanto o PCIe 5.0 é prometido para 2019.

- Continua após a publicidade -

"Com o início do Big Data, aplicações de alto desempenho e a chegada das memórias não voláteis de próxima geração, os dispositivos de armazenamento vão exigir aumento de desempenho", falou Amber Huffman, presidente da NVM Express, Inc.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tech Power Up
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.