PCIe 5.0 vai oferecer taxa de dados de 32GT/s; tecnologia chega em 2019

Durante a PCI-SIG Developers Conference 2017 o PCI-SIG, grupo que desenvolve a tecnologia PCIe, comentou sobre uma especificação muito importante da próxima geração da conexão: o PCIe 5.0 vai oferecer taxa de dados de 32GT/s. A versão 5.0 está sob Revisão 0.3 e já foi disponibilizada para companhias parceiras da SIG. Essa tecnologia é esperada para chegar oficialmente em 2019.

Grupo finaliza NVMe 1.3 e novos recursos devem chegar em breve

Para comparação, o PCIe 4.0 conta com 16GT/s de taxa de dados, o que já era o dobro de banda oferecido pelo atual PCIe 3.0. (8GT/s). A SIG espera que a nova geração da tecnologia supra as necessidades da indústria, além de trazer otimizações para a interface NVMe de SSDs oferecendo mais banda e baixa latência.


O PCIe 5.0 será indicado para aplicações high-end, atuando duplamente em até 128GB/s de largura de banda em soluções com 400Gb Ethernet e dual 200Gb/s InfiniBand, por exemplo. Como já anunciado, o PCIe 4.0 (que está na Revisão 0.9) chega em 2017, enquanto o PCIe 5.0 é prometido para 2019.

- Continua após a publicidade -

"Com o início do Big Data, aplicações de alto desempenho e a chegada das memórias não voláteis de próxima geração, os dispositivos de armazenamento vão exigir aumento de desempenho", falou Amber Huffman, presidente da NVM Express, Inc.

Via: Tech Power Up
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.