Índice do Artigo

Segurança

Site expõe seus dados de telefone, endereço e e-mail sem autorização

Mais um site que promete dar dor de cabeça para quer manter sua privacidade. O telefone.ninja promete entregar a maior base de dados de informações online de pessoais, com endereço, número de telefone e e-mail, bastando digitar o nome da pessoa para realizar a busca. 

Realizamos alguns testes e tivemos resultados variados. Muitas das buscas não retornaram nenhum dado, enquanto em outros casos tivemos acesso a telefone e endereço, apesar de bastante desatualizado.

De acordo como site, o telefone.ninja é atualizado periodicamente com dados das operadoras e tem como objetivo funcionar como uma agenda telefônica, obtendo os dados de forma legal e utilizando a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) para atestar sua legitimidade.

Quem não quer ver seus dados disponíveis no site pode fazer a requisição para que seus dados sejam excluídos, porém, como a base é atualizada com frequência com novos dados das operadoras, é possível que suas informações voltem a estar acessíveis. Para retirar em definitivo, será preciso fazer uma requisição para sua operadora de telefonia fixa, para que seu dado não seja mais divulgado publicamente.

A exposição de dados não é novidade: o site Tudo sobre todos traz também a premissa de agrupar dados dos usuários, inclusive conseguindo fazer uma relação dos vizinhos dessa pessoa, e se mantém no ar desde 2015. Ambos os sites compartilham uma característica: são hospedados no exterior, o que dificulta sua retirada do ar, mesmo eles entrando em conflito com o artigo 11º do Marco Civil da Internet ao ferir o direito a privacidade. Além de estar hospedado no exterior, outro fator que dificulta a retirada do site do ar é que ele não está expondo dados sigilosos, sendo que muitos dos dados poderiam ser encontrados através de outras ferramentas de buscas online.

Via: Tecmundo, UOL Tecnologia

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções