Site expõe seus dados de telefone, endereço e e-mail sem autorização

Mais um site que promete dar dor de cabeça para quer manter sua privacidade. O telefone.ninja promete entregar a maior base de dados de informações online de pessoais, com endereço, número de telefone e e-mail, bastando digitar o nome da pessoa para realizar a busca. 

Realizamos alguns testes e tivemos resultados variados. Muitas das buscas não retornaram nenhum dado, enquanto em outros casos tivemos acesso a telefone e endereço, apesar de bastante desatualizado.

De acordo como site, o telefone.ninja é atualizado periodicamente com dados das operadoras e tem como objetivo funcionar como uma agenda telefônica, obtendo os dados de forma legal e utilizando a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) para atestar sua legitimidade.

Quem não quer ver seus dados disponíveis no site pode fazer a requisição para que seus dados sejam excluídos, porém, como a base é atualizada com frequência com novos dados das operadoras, é possível que suas informações voltem a estar acessíveis. Para retirar em definitivo, será preciso fazer uma requisição para sua operadora de telefonia fixa, para que seu dado não seja mais divulgado publicamente.

A exposição de dados não é novidade: o site Tudo sobre todos traz também a premissa de agrupar dados dos usuários, inclusive conseguindo fazer uma relação dos vizinhos dessa pessoa, e se mantém no ar desde 2015. Ambos os sites compartilham uma característica: são hospedados no exterior, o que dificulta sua retirada do ar, mesmo eles entrando em conflito com o artigo 11º do Marco Civil da Internet ao ferir o direito a privacidade. Além de estar hospedado no exterior, outro fator que dificulta a retirada do site do ar é que ele não está expondo dados sigilosos, sendo que muitos dos dados poderiam ser encontrados através de outras ferramentas de buscas online.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tecmundo, UOL Tecnologia
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.