Apple apresenta iOS 11 com interface otimizada e Apple Pay entre pessoas

A Apple apresentou hoje o sistema operacional iOS 11, com otimizações na interface e novos recursos para aplicativos. Tim Cook, CEO da empresa, começou falando sobre o sistema anterior, o iOS 10, que tem 96% de aprovação entre usuários dessa versão, sendo que 86% do público da maçã está utilizando o iOS 10 em seus dispositivos.

Uma das maiores mudanças que chega no iOS 11 é o recurso de interação em mensagens. O serviço iMessage terá stickers (figurinhas) que podem ser acessados de maneira rápida no rodapé da conversa. Além disso, a empresa está utilizando o app de mensagens juntamente com o serviço iCloud, onde as conversas são sincronizadas automaticamente em outros dispositivos. Assim, quando mudar de aparelho, o usuário terá todas mensagens anteriores carregadas. 

O iMessage possui criptografia ponta-a-ponta, e vai receber agora o Apple Pay (sistema de pagamento mobile mais usado no mundo, segundo a Apple).Ou seja, é possível fazer pagamentos de pessoa para pessoa, diretamente pelas mensagens do dispositivo. Esse recurso estará disponível para todos aparelhos Apple, incluindo Apple Watch. 

A assistente de voz Siri também foi otimizada. O software tem tecnologia de deep learning mais refinada, e vai oferecer três opções diferentes de voz. Além de uma voz menos "mecânica", a tradução em tempo real agora é mais rápida e otimizada, estando disponível inicialmente nas línguas chinês, inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. 

- Continua após a publicidade -

O iOS 11 também vai sugerir tópicos de noticias de acordo com os interesses de pesquisa e localização do usuário. O sistema também vai sugerir nas conversas a indicação de localização com um simples toque, além de sugerir calendários de atividades e eventos de acordo com o que for pesquisado na web. 

Outras otimizações no iOS prometem melhor compressão de fotos, melhor resolução em JPEG, estabilização óptica, e a Depth API - software de customização de imagens. 

Uma nova interface para o iOS 11 foi demonstrada durante o evento: ela conta com uma única página que junta todos recursos básicos do dispositivo. A interface trabalha em conjunto com o recurso 3D touch, oferecendo um design mais simples e organizado sem abrir mão de todas funcionalidades e recursos. 

Com o recurso Memories da galeria, que conta com machine learning, o iOS 11 oferece uma interface responsiva que mostra o foco das fotos (independente se o dispositivo estiver na vertical ou horizontal) e o ponto de interesse delas. 

- Continua após a publicidade -

Outros recursos otimizados no sistema é a sugestão de próxima palavra, que se baseia em pesquisas e assuntos abordados pelo usuário, e a nova opção de "Não incomode enquanto estou dirigindo", que evita que o motorista receba notificações enquanto dirige. O sistema utiliza os recursos como redes de internet ou GPS para identificar quando o motorista está dirigindo, e sugere o modo para que ele se concentre na estrada. Este modo também envia mensagens automáticas para quem enviar uma mensagem durante o percurso, avisando que o usuário está ocupado ao volante. 


A Apple também atualizou recursos da App Store e iTunes. Uma de suas demonstrações durante o evento foi a capacidade do sistema em rodar aplicações em realidade aumentada (logo postaremos vídeos disso!). Fique ligado no Adrenaline para mais informações e atualizações do evento da Apple.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.