IBM anuncia chips FinFET de 5nm; litografia pode estrear em dispositivos Samsung

A IBM apresentou hoje, juntamente com suas parceiras em pesquisa, Samsung e GlobalFoundries, os primeiros chips feitos na litografia de 5nm. Os chips apresentam uma evolução de desempenho significativa se comparados à geração de 10nm, segundo a empresa. Ao que tudo indica, essa arquitetura poderá estrear em smartphones da parceira Samsung. 

Dois anos atrás, a IBM havia anunciado chips de 7nm com 20 bilhões de transistores. Hoje, os chips de 5nm feitos na arquitetura FinFET contam com um total de 30 bilhões de transistores capazes de lidar com aplicações mobile, inteligência artificial e realidade virtual.

IBM anuncia sua nova geração de processadores quânticos - a mais poderosa até hoje

Esses chips prometem performance 40% maior do que nos chips de 10nm, ou até mesmo a mesma performance dessa geração consumindo 75% da energia.  A IBM ainda não anunciou data prevista para a litografia chegar ao mercado, apenas disse que estarão disponíveis "em breve".

IBM está trabalhando em bateria com fluxo líquido que alimenta e resfria o processador

Via: ZDNet
Tags
IBM
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.