Tipos de ransomware cresceram 752% em 2016, aponta pesquisa

Segundo o último relatório da Trend Micro, empresa especializada em pesquisas de segurança, os ataques de ransomware em 2016 renderam US$ 1 bilhão aos cibercriminosos. Segundo a empresa, houve um aumento de 752% no número de famílias de ransomware no ano passado. O medo é de que, futuramente, os malwares paralisem não só redes (como acontece agora), mas ecossistemas inteiros. 

Microsoft é acusada de ter o patch que protege o Windows XP do WannaCry desde fevereiro

Novas famílias de ransowmare adicionadas em 2016

Distribuição regional das ameaças ransomware de janeiro 2016 a março 2017

- Continua após a publicidade -

Scammers de suporte técnico usam WannaCry para explorar usuários Windows

O aumento de ataques de ransomwares acontece, principalmente, pela facilidade de infectar sistemas remotamente e capacidade de afetar um número cada vez maior de arquivos. Um dos exemplos que podemos citar é o WannaCry, ransomware que atingiu milhares de sistemas recentemente e que, talvez, possa ser o maior ciberataque da história. 

Microsoft surpreende com patch para o Windows XP para parar o ransomware WannaCrypt0r

Para garantir que um sistema não seja afetado pelo vírus, é necessário deixá-lo sempre atualizado. A Microsoft possui um pacote de segurança que pode proteger PCs do ataque. O download do patch pode ser feito diretamente pelos links no site oficial TechNet, da Microsoft.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.