Windows 7 e 8 podem travar só de acessar um site, através de novo bug

Um bug novo relativamente simples de causar propositalmente pode fazer um computador usando Windows 7 ou 8 ficar extremamente devagar e precisar ser reiniciado ou até travar de uma vez e dar tela azul, apenas por acessar um site malicioso, sem clicar em nada. O pessoal do Ars Technica descobriu que se um site colocar os caracteres "$MFT" no diretório de uma de suas imagens, o Windows 7 ou 8 vai travar quando tentar carregar essa imagem.

Isso acontece porque o Windows usa esse código para metadados especiais e o sistema acaba falhando em lidar com ele pra carregar nomes de diretório. O bug foi replicado pelo pessoal do The Verge que verificou que isso realmente acontece.  O mesmo problema não afeta o Windows 10.

A descoberta deste novo bug vem apenas duas semanas depois do famoso ransomware WannaCry quase ter parado o mundo, afetando quase que exclusivamente sistemas com Windows 7. Parece que, se a campanha exageradamente agressiva da Microsoft não bastou para fazer os usuários migrarem para o Windows 10, talvez as vulnerabilidades façam.

Além do Windows 7 e 8, que ainda recebem suporte da Microsoft, o bug afeta também o Windows Vista, que já não é mais suportado, então não deve receber um patch para o problema.

Fonte: The Verge, Ars Technica
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.