Quase 100% dos PCs afetados pelo WannaCry eram Windows 7 - XP mal aparece na contagem

Um dos assuntos mais comentados no ataque de ransomware do WannaCry que quase parou o mundo na semana passada foi a quantidade de computadores não atualizados que a maioria das instituições e empresas ainda deveriam estar usando ao redor do mundo. Aparentemente, no entanto, a quantidade de sistemas usando ainda o Windows XP afetados pelo ransomware pode ser considerada insignificante, segundo analistas da Kaspersky:

O Windows 7 foi de longe o mais atingido, num total de aproximadamente 98% dos sistemas afetados. O sistema ainda recebe suporte da Microsoft e recebeu o patch que protege contra o WannaCry via Windows Update, indicando que a maioria dos usuário atualiza para novas versões do sistema operacional, mas não faz as atualizações de segurança necessárias.

O somatório dos usuários dos sistemas não suportados não soma 2%, mas foi o bastante para incentivar a Microsoft a lançar um patch para eles mesmo com o suporte encerrado. A acusação de que este patch já existia desde o início do ano agora perde um pouco do seu impacto com tão poucos computadores afetados.

Fonte: Neowin
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.