Google Play agora pode impedir que aparelhos com root baixem certos apps

A Google adicionou a possibilidade de impedir que usuários com dispositivos com root baixem certos aplicativos na Play Store. A descoberta foi feita pelo pessoal do site Android Police, que perceberam a nova função no Google Play Console.

Ela está inclusa na seção "catálogo de dispositivos" do console, numa opção que se chama "SafetyNet exclusion". Esta configuração é feita para impedir "dispositivos que falham testes de integridade ou aqueles que não são certificados pela Google" de baixar aplicativos específicos.

Entre os aparelhos afetados por isso estão aqueles que possuem ROMs customizadas ou root. Essa é a mesma opção utilizada pelo Netflix para impedir que aparelhos com root baixem o aplicativo.

Até o momento, imaginava-se que estava sendo utilizado o Widevine para bloquear aparelhos não suportados. Porém, de acordo com o Android Police, isso não fazia muito sentido, pois ainda era possível instalar APKs não autorizadas do app.

Ou seja, apesar das novas limitações, parece que ainda será possível usar APKs de fontes alternativas. Mesmo assim, mostra que a Google está cada vez mais propensa a trazer barreiras para aparelhos com root ou ROMs customizadas.

Via: Android Police, Android Authority
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.