Optane na sua RAM: Intel pretende lançar tecnologia 3D XPoint DIMM em 2018

A nova tecnologia 3D XPoint da Intel pode acabar mudando a maneira que montamos nossos PCs, com uma nova implementação DIMM prevista logo para o ano que vem. O objetivo da Intel de substituir a RAM que atualmente usamos, no entanto, não tem foco na performance como os já lançados aceleradores de cache da linha Optane. No caso do 3D XPoint DIMM, a ideia é oferecer uma memória com maior capacidade e menor custo, mantendo uma banda e latência atrativos.

A empresa alega que a RAM que atualmente usamos é muito pequena, cara e instável e que pode haver vantagens em se usar uma memória DIMM não volátil. Ou seja, a substituição pelo 3D XPoint nos entregaria memórias persistentes, que não vão perder os dados no desligamento do sistema, algo que tem potencial para mudar como usamos o computador atualmente.

A tecnologia atual de memória RAM, no entanto, não seria inteiramente substituída. A ideia é que sistemas com slots 3D XPoint DIMM ainda usariam a RAM tradicional em capacidades menores para trabalhar em conjunto em operações menos complexas e críticas para o sistema, como o boot, por exemplo.

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.