Inteligência Artificial inventa novas cores, mas ela não é muito boa nisso

A cientista Janelle Shane, se perguntando sobre os estranhos nomes que algumas cores de tintas possuem, resolveu fazer um interessante experimento com redes neurais. Ela treinou uma Inteligência Artificial para criar novas cores de tintas, ao mesmo tempo em que a máquina nomeava suas novas invenções.

A primeira parte da tarefa envolvia combinar sequências de números que resultem em novos valores RGB. A IA se saiu muito bem nessa tarefa, e se resolveu com as novas cores muito antes de aprender a nomeá-las adequadamente.

Nos primeiros momentos, ela formou palavras extremamente estranhas, baseadas numa combinação de marrom (brown), azul (blue) e cinza (gray), todos em inglês. Isso resultou em maravilhosas criações, como Caae Brae, Caae Blae, Saae Ble e Caee Blae.

Com o tempo, a máquina foi melhorando na tarefa. Quando mais tempo ela passava, mais os nomes se pareciam com cores de verdade. Surgiam nomes como Catbabel, Bank Butt (algo como bunda de banco, numa tradução livre), Testing (teste), Grass Bat (morcego de grama) e outras.

- Continua após a publicidade -

As conclusões desse experimento de Shane são de que, primeiro, a rede neural criada realmente gostou de mexer com as cores marrom, bege e cinza. Depois, ela concluiu que a máquina "realmente teve péssimas ideias para nomes".

Para conferir mais sobre essa brincadeira científica, confira o Tumblr de Shane.

Via: ARS Technica
Tags
ia
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.