Google apresenta oficialmente Android O com otimização de apps, bateria e segurança

A Google apresentou oficialmente o Android O durante a conferência Google I/O, sistema que oferece novos recursos de gerenciamento. O novo SO promete controlar melhor aplicativos que rodam em segundo plano, melhorias de segurança e a possibilidade de usar dois apps ao mesmo tempo em formato janela. O nome "inteiro" do Android O ainda não foi revelado. 

Assim como implantado no Android Nougat, versão anterior lançada em 2016, o Android O também conta com otimização automática de bateria. O sistema impõe um limite de consumo para aplicativos ociosos ou em segundo plano para aumentar a vida útil da bateria. Serviços como localização vão receber esta limitação para que o smartphone não fique "no vermelho" muito rapidamente caso o GPS esteja constantemente ligado, por exemplo.

Outro recurso adicionado no sistema é o de "canais de notificações". Estes canais são otimizados por meio de categorias definidas pelo próprio usuário, que pode bloquear ou gerenciar cada tipo de notificação (seja de app, canal ou rede social) individualmente. Também foi adicionado um novo recurso visual que agrupa notificações, podendo tornar a leitura delas mais fácil. 

Possível substituto do Android, sistema operacional Google Fuschia ganha interface

O modo imagem em imagem (PIP) apresentado no Android O oferece um modo com várias janelas, podendo ser usado para reprodução de vídeo, por exemplo. O modo PIP já está disponível para Android TV e chegará em breve para outros dispositivos Android. Assim, você pode assiste aquele vídeo do YouTube enquanto navega em redes sociais sem precisar fechar o aplicativo. (E, sinceramente, esse recurso demorou para chegar nativamente no Android).

- Continua após a publicidade -

Também foram aprimoradas conexões Wi-Fi e Bluetooth, suportando os padrões mais recentes das tecnologias. O Android O também recebeu um update em seu sistema de segurança e verificação, corrigindo falhas críticas de versões anteriores (Marshmallow) e evitando aquelas anúncios e click-jacking chatos. 

Spotify e outras empresas europeias acusam Google, Apple e Facebook de competição injusta

O Android O já está sendo testado por desenvolvedores, e sua segunda prévia pode ser baixada via OTA para usuários inscritos no programa Beta do Android. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.